quarta-feira, 21 de abril de 2010

Histórico do Evento Enegep

Histórico do Evento

A partir de 1986, o ENEGEP passou a ser uma das atividades organizadas com o apoio da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Essa entidade agrega: profissionais, pesquisadores, estudantes e professores, interessados no desenvolvimento da Engenharia de Produção no Brasil.

O ENEGEP tem apresentado um imenso potencial de intercâmbio para ser explorado. O XIII ENEGEP, realizado em Santa Catarina, já buscava ampliar esse potencial. O evento integrado ao I Congresso Latino Americano de Engenharia Industrial reuniu aproximadamente 700 pessoas, sendo apresentados cerca de 200 trabalhos inéditos. O tema central do XIII ENEGEP foi "Qualidade e Produtividade no Ambiente Industrial". Naquele encontro, além de serem realizadas todas as atividades inerentes a um Congresso, buscaram-se formas de participação entre as várias empresas, profissionais da área e as Universidades, no sentido de potencializar as capacidades de cada setor de atuação e sanar suas dificuldades imediatas. Nesse sentido, foram feitos inúmeros painéis e exposições das empresas na área de implantação de programas de gerenciamento da qualidade e produtividade, ao mesmo tempo em que ocorriam apresentações por parte de consultores, pesquisadores e professores ligados a instituições de pesquisa e universidades.

O XIV ENEGEP, realizado em outubro de 1994, em João Pessoa-Paraíba, apesar da distância, também conseguiu reunir cerca de 600 pessoas e contou com a apresentação de quase 400 trabalhos. Tendo como tema central a "Gerência da Pequena e Média Empresa, Geração de Empregos e Construção da Cidadania", constituiu-se numa rica oportunidade para a discussão de um tema bastante pertinente à realidade nacional. Afinal, uma grande parte do setor secundário é composta de pequenas e médias empresas que, se de um lado são grandes responsáveis pela criação de empregos na economia, de outro, carecem de técnicas gerenciais para garantir condições de competitividade, notadamente no momento da abertura das fronteiras.

O XV ENEGEP, que ocorreu entre 04 e 07 de setembro de 1995, em São Carlos, na Universidade Federal de São Carlos, teve caráter internacional, constituindo-se no I Congresso Internacional de Engenharia Industrial e reunindo trabalhos e pessoas de vários países para discutir a Engenharia de Produção do Próximo Século. Com uma organização baseada na discussão de assuntos relacionados ao tema central, foram promovidos debates sobre: Gestão e Dinâmica Tecnológica, Qualidade Total, Organização do Trabalho, Pesquisa Operacional, Gestão Agro-industrial, Processo Decisório, Gestão Ambiental/ISO 14.000 e Reengenharia. Contou com a presença de pesquisadores do Brasil, Inglaterra, Japão, França e Alemanha, além de grupos de trabalho formados por pesquisadores e representantes de instituições de fomento ao ensino e à pesquisa. Esse evento, mostrando a necessidade e a oportunidade da discussão de temas relacionados à produção industrial e ao trabalho, bateu o recorde de participação, com 1.230 inscrições, 460 trabalhos submetidos à avaliação (inclusive 26 trabalhos internacionais) e 380 aprovados e publicados nos 3 volumes dos Anais, num total de 1921 páginas.

O XVI ENEGEP (e II Congresso Internacional de Engenharia Industrial) ocorreu em Piracicaba, São Paulo, durante o período de 7 a 10 de outubro de 1996, tendo como tema central a Engenharia de Produção e o Processo de Globalização da Economia. Esse congresso caracterizou-se por uma intensa atividade de pesquisa, viabilizada através de Mesas Redondas, Seminários, Mini-Cursos, Grupos de Trabalho, Painéis e Exposições de Empresas e Visitas Técnicas. Novamente, foi quebrado o recorde de participação: 1350 inscritos, 970 trabalhos submetidos à avaliação e 500 trabalhos aprovados e publicados nos anais (disponíveis em CD-ROM). Outra característica do congresso de Piracicaba foi a presença marcante de pesquisadores de renome internacional.

O XVII ENEGEP / V Congresso Internacional de Engenharia Industrial aconteceu de 6 a 9 de outubro de 1997, em Gramado, RS, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. O tema central do XVII ENEGEP foi "a Integração entre a Pequena e Grande Empresa e a Expansão do Mercosul". Procurou-se discutir a imperiosa necessidade de se estabelecerem parcerias entre pequenas e grandes empresas, a partir da estruturação de redes de clientes/fornecedores. Ênfase especial foi dada às questões vinculadas a redes multinacionais, formadas no âmbito do Mercosul, com intensa participação de professores, pesquisadores, profissionais e estudantes, e mais de 450 trabalhos apresentados.

O XVIII ENEGEP / VI Congresso Internacional de Engenharia Industrial aconteceu de 21 a 25 de setembro de 1998, em Niterói, RJ, e foi promovido pela Universidade Federal Fluminense- UFF. O tema central do XVIII ENEGEP foi "A Engenharia de Produção e o Futuro do Trabalho", enfatizando a importância de parcerias entre empresas, governo, sociedade e o meio técnico-científico, a fim de se avaliarem os impactos das novas realidades mundiais sobre o mundo do trabalho. Novamente, a participação da comunidade acadêmica e profissional foi marcante, mantendo a média de 1000 participantes e 500 trabalhos apresentados.

O XIX ENEGEP / V International Congress of Industrial Engineering aconteceu de 3 a 4 de novembro de 1999, no Rio de Janeiro, RJ, e foi promovido conjuntamente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. O tema central do XVIII ENEGEP foi: "300 Anos de Engenharia no Brasil: Horizontes da Engenharia de Produção". Mais de 20 mesas redondas, com a participação de pesquisadores e profissionais, discutindo os principais temas da engenharia de produção na atualidade foram realizadas, além das sessões temáticas, novamente contando com cerca de 500 trabalhos apresentados.

O ENEGEP 2000 buscou elevar o nível acadêmico dos artigos apresentados. Por tal motivo, os requisitos de seleção e a avaliação foram muito rigorosos, sendo assim o número de artigos selecionados para o ENEGEP 2000 foram 246 e 37 para o VI ICEOM. Foram observados em torno de 1000 participantes presenciais, um pouco abaixo dos anos anteriores, em função da seleção mais rigorosa dos artigos. No entanto, o número de participantes estrangeiros foi significativo. Além disso, o evento foi televisionado para todo o Brasil, ampliando significativamente o público efetivo. O tema do evento foi "Construindo competências para a manufatura internacional", e todas as atividades do congresso convergiram para esse ideal.

O ENEGEP 2001 foi realizado em Salvador. Ele aconteceu a partir de uma parceria envolvendo cinco instituições: FTC, UNIMEP, UFRGS, UFSC e a própria ABEPRO. Cada instituição ficou a cargo de atividades específicas, responsabilizando-se pelo planejamento, busca de recursos e implantação das respectivas ações. Foram submetidos mais de 1000 trabalhos, sendo que 600 trabalhos foram selecionados para a apresentação no ENEGEP, e 22 para a apresentação no congresso internacional (VII ICEOM). O tema do evento foi "Os desafios da produção e distribuição no século 21".

O ENEGEP 2002 foi realizado em Curitiba. Da mesma forma que o ENGEP 2001, o evento ocorreu a partir de uma parceria envolvendo cinco instituições: PUC/PR, UNIMEP, UFRGS, UFSC e a própria ABEPRO. O evento contou com cerca de 1750 inscritos de diversos estados do país, o que representou um recorde entre todas as edições do Encontro. No total foram enviados 1217 trabalhos, dos quais 623 foram selecionados para apresentação oral ou na forma de pôster. O tema do evento foi Integração Técnica e Organizacional das Cadeias Produtivas.

O ENEGEP 2003 foi realizado em Ouro Preto. Desta feita, o evento ocorreu a partir de uma parceria envolvendo várias instituições mineiras: UFOP (sede do evento), UFJF, UFV, UNIMINAS, UNIFEI. Além disso, também auxiliaram na realização do evento a UFRGS (elaboração dos anais do evento) e a própria ABEPRO. O evento contou com 1760 inscritos de diversos estados do país, caracterizando novo recorde de participantes. Além disso, foi observado um aumento substancial no número de trabalhos enviados, que atingiu 1625 submissões, dos quais 695 foram selecionados para apresentação oral ou na forma de pôster. O tema do evento foi: "Redes produtivas para o desenvolvimento regional". O evento foi caracterizado por discussões científicas e atividades culturais que permitiram grande envolvimento de toda a comunidade de Engenharia da Produção.

O ENEGEP 2004 foi realizado em Florianópolis/SC e teve a presença de 2211 participantes. O evento ocorreu a partir de uma parceria envolvendo várias instituições: ABEPRO, UFSC, UFRGS, UFSM, UDESC, UNIMEP, FECAEG, UNISUL, FURB e a FEESC. O tema do evento abordou "Engenharia e gestão do conhecimento aplicado ao desenvolvimento de sistemas produtivos." Para este Evento, foram submetidos 1862 artigos em nível nacional. Destes, 337 foram aprovados para apresentação oral e 351, para apresentação na modalidade de pôsteres, totalizando 688 trabalhos. Em nível internacional, foram submetidos 74 trabalhos, dos quais foram aprovados 31.

O ENEGEP 2005 ocorreu em Porto Alegre/RS sob o trabalho cooperado entre a PUC-RS, UFRGS e a UFSC. Contou com 1302 participantes. Recebeu 1688 artigos para avaliação e destes aprovou 360 para Apresentação Oral e 360 para Pôster. O tema do evento foi "A Engenharia de Produção e a Universidade Empreendedora". O número de trabalhos apresentados abaixo conta com os artigos submetidos ao congresso nacional (ENEGEP2005) e internacional (ICIEOM), perfazendo, assim, 1688 trabalhos enviados e destes 720 aprovados.

O ENEGEP assim vem construindo um histórico que tem possibilitado transformar a Engenharia de Produção, no tocante ao papel da engenharia, num dos grandes vetores de transformação do Brasil em um país mais justo e competitivo.

Nos últimos anos o evento vem crescendo anualmente, acompanhando o crescimento do mercado profissional do Engenheiro de Produção, bem como do número de Instituições que oferecem este curso.

Abaixo o número de participantes nos último 4 anos:

ANO

Cidade

Estado

2005

Porto Alegre

Rio Grande do Sul

2006

Fortaleza

Ceará

2007

Foz do Iguaçu

Paraná

2008

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Alunos de Graduação

594

629

932

687

Demais Participantes

702

734

1.195

1.130

Total

1296

1363

2.127

1.817

Nenhum comentário:

Quais os maiores problemas que um Líder pode confrontar no dia-a-dia em uma pequena empresa?

Em que área da eng. de Produção você quer se especializar?