sábado, 10 de julho de 2010

Importância de Software de simulação

Importância de Software de simulação

“Simulação é uma das mais poderosas ferramentas de análise disponíveis para os responsáveis por projeto e operação de processos complexos ou sistemas envolvendo produtos ou serviços. Em um mundo de crescente competitividade, simulação se tornou uma ferramenta muito poderosa para planejamento, projeto e controle de sistemas. Não mais renegado ao posto de “último recurso”, hoje ela é vista como uma metodologia indispensável de solução de problemas para engenheiros, analistas e gestores.“ C. Dennis Pegden (criador do ARENA®)

Simulação é uma técnica de modelagem e análise usada para avaliar e aprimorar os sistemas dinâmicos de todos os tipos. Ela se desenvolveu à partir de uma tecnologia relativamente obscura, usada somente por poucos especialistas, para se tornar uma ferramenta amplamente utilizada por decision makers nos diversos níveis das empresas.
Imagine-se atuando numa empresa altamente competitiva, gerenciando uma divisão de manufatura ou de serviços, a qual está impregnada de tecnologias ultrapassadas e de práticas gerenciais ineficientes.
Você sabe que, para que a empresa continue competitiva, mudanças precisam ser feitas, mas você não tem certeza de quais mudanças funcionariam melhor ou se certas mudanças iriam funcionar.
Você gostaria de poder experimentar algumas alternativas diferentes, mas sente que isto consumiria muito tempo, dinheiro e que causaria problemas/paradas nas operações atuais. Suponha agora que exista uma maneira mágica de se fazer uma réplica de seu sistema, propiciando-lhe uma liberdade ilimitada de rearranjar atividades, redistribuir recursos ou mudar qualquer procedimento sobre a operação atual.
E se você pudesse até mesmo experimentar tecnologias completamente novas e inovações radicais - tudo isto em questão de minutos ou horas? Suponha ainda que toda essa experimentação pudesse ser feita em tempo compactado, com monitoramento automático e relatórios dos principais indicadores de desempenho. Você não só descobriria maneiras de aperfeiçoar suas operações, como também isto seria feito sem riscos, sem comprometer nenhum investimento, sem perder tempo e sem causar paradas no sistema atual. Pois bem, este é precisamente o poder fornecido pela simulação.
Ela permite que você experimente no computador um modelo do seu sistema num curto espaço de tempo, propiciando a você uma capacidade de tomada de decisões que é impossível através de qualquer outra tecnologia.

fonte: http://www.gedeoli.com.br/arena.html

Nenhum comentário:

Quais os maiores problemas que um Líder pode confrontar no dia-a-dia em uma pequena empresa?

Em que área da eng. de Produção você quer se especializar?