quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Plant bottle- Coca-cola





As garrafas de PET da Coca-Cola agora fazem parte do segmento ¨verde¨, esta nova resina é composta por 30% de material vegetal e por 70% de PET tradicional. Segundo o site da The Coca-Cola Company este processo foi desenvolvido com parceiros. Atualmente, o material vegetal é composto por cana-de-açúcar e melado, um produto derivado do processamento da cana-de-açúcar.


Essas garrafas devem aprimorar o benefício ambiental associado à embalagem PlantBottle™ por reduzir ainda mais o uso de material baseado em petróleo virgem durante sua manufatura.

Produtos e mercados
Na Dinamarca, a Coca-Cola, a Coca-Cola Light e a Coca-Cola Zero de 500ml e 2l podem ser encontradas na embalagem PlantBottle™. Desde dezembro de 2009, uma variedade de produtos, incluindo Coca-Cola® e Sprite®, entre outros, passaram a ser vendidos com embalagens PlantBottle™ na região ocidental do Canadá. As bebidas com gás também estão disponíveis em embalagens PlantBottle™ na região do noroeste dos Estados Unidos.

No Brasil, PlantBottle™ começou a ser comercializada em abril de 2010, inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 500ml e 600 ml, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre. Outros países estão desenvolvendo planos para começar a usar a embalagem PlantBottle™ também em 2010. A meta até o final deste ano é a de produzir até 2 bilhões das inovadoras garrafas.

Identificação da PlantBottle™
A PlantBottle™ não traz mudanças de cor, peso ou aparência em relação ao PET convencional e continua sendo tão reciclável quanto ela – isso porque é um PET. Então, como você saberá se a garrafa que você tem é PlantBottle™? Procure pelo logotipo ou por mensagens de PlantBottle™ na embalagem e os displays de vendas na loja onde você compra.

Estratégia de embalagem sustentável
O objetivo de criar uma embalagem sustentável é reduzir a pegada ambiental ao reduzir o uso de material, aumentar a reciclagem, usar mais conteúdo reciclado e avançar em tecnologias inovadoras. PlantBottle™ ajusta-se bem a essa estratégia mais ampla ao nos permitir reduzir a dependência de um recurso não renovável, o petróleo, que é matéria-prima para o PET tradicional. A expectativa é que, em 2010, a produção das embalagens PlantBottle™ resulte na redução de uso de mais de 5 mil barris de petróleo – equivalentes à emissão anual de CO2 de quase 1.600 brasileiros.

A evolução da PlantBottle™
A visão é oferecer ao mercado garrafas PET feitas de material 100% renovável e que sejam totalmente recicláveis, como são as garrafas PET existentes atualmente. Também estamos trabalhando com parceiros para avançar tecnologias a fim de permitir que possamos usar outros materiais de plantas para futuras gerações de embalagens PlantBottleTM. Por fim, nossa meta é desenvolver garrafas plásticas recicláveis compostas por resíduos 100% baseados em plantas, transformando resíduos em um recurso.

Processo de fabricação
Essas informações foram obtidas no site da Coca-Cola Brasil, como um engenheiro de produção curioso, gostaria de obter informações sobre quais foram as alterações no processo de fabricação nas injetoras, considerando os seguintes fatores:
- A resina Pet é higroscópica (sensibilidade a umidade),ocorreu alguma mudança na temperatura e no tempo de secagem do material?
- O ponto de fusão da nova resina alterou os padrões de temperatura no processo de plastificação?
- O item crítico da resina Pet é o acetaldeido que pode alterar o gosto do refrigerante, esses valores ficaram em quais níveis aceitáveis?
- Ocorreu alguma mudança referente a temperatura no processo de sopro da pré-forma?
- Referente ao rótulo e a tampa plástica que são de outro tipo de resina, será que tem algum projeto semelhante?
Outro fator importante é a seleção dos fornecedores da cana-de-açucar, qual o método utilizado e recomendado para colheita se é manual ou mecanizada este fornecedor utiliza tecnologias limpas, a Usina é auto-sustentável?
Sem dúvida é uma ótima alternativa para redução da ¨pegada ambiental¨, além de ser uma estratégia de inovação que reflete a preocupação da empresa com o futuro.

Fonte: www.cocacolabrasil.com.br/plantbottle/plantbottle_2.asp
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