Metodologia Kamishibai
O termo kamishibai tem como significado de `teatro de papel´, origem no séc XII, era utilizado para educação das crianças a partir de figuras desenhadas em papeis coloridos, objetivando o ensinamento de forma simples de alguma história.
No sistema lean cada colaborador verifica seu proprio trabalho, garantindo os quesitos de qualidade, produtividade e segurança mas isto não é suficiente, não garante 100% o alcance dos principais indicadores. Para este monitoramento o kamishibai é uma ferramenta importante para conduzir auditorias de verificações dos procedimentos adotados.
Várias ferramentas visuais lean como quadro hora-hora, sistemas de sinalizações, comunicações entre os turnos são amplamentes utilizadas e a kamishibai é um complemento para agregar informações. Apesar do nome ser complicado kamishibai, a metodologia é simples e tem como principal objetivo de gerenciar de forma informativa através de quadros e cartões as atividades de auditorias da área industrial.
Não tem como objetivo de identificar as pessoas que estão cometendo erros, em algumas empresas ainda tem a cultura de ¨quem é o culpado¨, o principal objetivo é o de treinar as pessoas a enchergarem os problemas e como resolvê-los. Também exige das pessoas a tolerância “zero” aos problemas que geram desperdícios, num ambiente onde não é “quem é o responsável” e sim “qual é o problema”. onde o objetivo não é esconder e sim haver uma sistemática de identificação e resolução, pois os problemas são considerados oportunidades de ganhos.
A responsabilidade das auditoria é do líder efetuando as auditorias e as atualizações no quadro considerando os itens os principais indicadores de performance (segurança, padronização, organização, TPM).
Fonte: Jevandro Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário