segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Metodologia Yamazumi



Escultura Casal de Trabalhadores
Foto: Eder Freitas


Uma fabrica não estava conseguindo obter a produtividade necessaria para atender a sua carteira de clientes para alguns produtos, mas os estudos de tempos mostravam que era possivel. Outra analise foi realizada atraves da metodologia yamazumi no qual foi identificado os pontos de desperdicios que não agregavam valor ao produto e gerava atrasos no processo. Atraves desta metodologia foi possivel graficamente analisar o processo e tomar ações para conter ou eliminar os grandes desperdicios.

Gráficos Yamazumi são tipicamente encontrados em fábricas japonesas que utilizam os conceitos de produção enxuta que ficou famosa pelo Sistema Toyota de Produção. E um método revolucionário, visual de identificar os desperdicios em um processo de negócio. Este exemplo mostra um processo de impressão simples em uma loja.

Um grafico Yamazumi é apenas um gráfico de barras empilhadas. Em japonês, a palavra "Yamazumi" significa literalmente "empilhar". O processo empresarial começa na base da coluna, e cada bloco é mostrado por minuto . O objetivo é mostrar os tempos de ciclo e o processo do operador.

1. Os passos que são necessários para o processo, mas realmente não "agregar valor" estão em laranja.

2. As etapas que fazem uma diferença real - as etapas de execução - estão em verde.

3. Os resíduos no processo - o bloqueio ou o modo de falha - está em vermelho. Neste exemplo, o problema é uma quebra de impressão da máquina que requer tempo e energia.

Estas são as falhas que devem ser eliminados através de tais técnicas de produção enxuta como kaizen (melhoria contínua) e Poka-Yoke (simples, mas eficaz) soluções. Para problemas mais avançados a metodologia Seis Sigma pode ser usada para analisar as causas dos problemas usando o DMAIC (Definir - Medir - Analisar - Melhorar - Control).

Os Cinco Vantagens do Yamazumi
1. É visual. Se uma imagem vale por mil palavras, vale a pena cem mil figuras. Com os gráficos Yamazumi (também conhecidas como placas Yamazumi como eles são literalmente letreiros na "fábrica visual"), os trabalhadores podem imediatamente e intuitivamente ver onde os atrasos são provenientes.

2. É simples. Quem precisa de um relatório detalhado , quando um grafico Yamazumi conta a história em um único olhar.

3. É inevitável. Pendurado acima da linha de produção, o grafico Yamazumi é uma passagem para a melhoria continua ou kaizen.

4. É público. Este não pode ir direto para o arquivo "circular". O Conselho Yamazumi é a céu aberto, de modo flagrante. Com equipes de trabalho competitivo, este é um grande motivador para a melhoria do desempenho positivo. Nada motiva mais do que a divulgação pública dos resultados entre os colegas.

5. Aponta as poucas oportunidades vitais que podem mudar tudo. 20% de todas as causas responsáveis por 80% dos resultados. Com um Conselho Yamazumi, você pode ver visualmente, onde os principais obstáculos, os obstáculos-chave. Ampliar o poder de seu processo, centrando-se sobre a "poucas e vitais". Esta é a chave do principio do Seis Sigma .


Fonte: http://hubpages.com/hub/Yamazumi-Boards

Nenhum comentário:

Quais os maiores problemas que um Líder pode confrontar no dia-a-dia em uma pequena empresa?

Em que área da eng. de Produção você quer se especializar?