Uma das áreas do conhecimento que geraram grande revolução foi a Engenharia de métodos, ou estudo de tempos e movimento, que foi desenvolvido por Taylor (Estudo de tempos) e o Casal Gilbreth (Estudo de movimentos).
Os termos Estudo de tempos e Estudo de movimentos receberam diversas interpretações desde sua origem. O estudo de tempos, introduzido por Taylor, foi usado principalmente na determinação de tempos-padrão e o estudo de movimentos, desenvolvido pelo casal Gilbreth foi empregado na melhoria de métodos de trabalho.
Apesar de Taylor e Gilbreth terem desenvolvido o seu trabalho pioneiros na mesma época, parece que naqueles primórdios, deu-se mais enfase ao estudo de tempos e ao valor de peças a serem produzidas, ou seja, a produção, e posteriormente na década de 1930 que iniciou-se um movimento geral pelo estudo de movimentos, talvez e provavelmente por causa dos problemas de saúde de trabalhadores e a alta competitividade.
Foi graças a estes dois estudos que ocasionou posteriormente grandes avanços na gestão empresarial como Sistema Ford de produção.
Graças ao Estudo de tempos surgiu a croanálise e de movimentos a preocupação com a ergonomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário