quinta-feira, 19 de abril de 2018

Estudo de movimentos e de tempos

Uma das áreas do conhecimento que geraram grande revolução foi a Engenharia de métodos, ou estudo de tempos e movimento, que foi desenvolvido por Taylor (Estudo de tempos) e o Casal Gilbreth (Estudo de movimentos). 


Imagem relacionada

Os termos Estudo de tempos e Estudo de movimentos receberam diversas interpretações desde sua origem. O estudo de tempos, introduzido por Taylor, foi usado principalmente na determinação de tempos-padrão e o estudo de movimentos, desenvolvido pelo casal Gilbreth foi empregado na melhoria de métodos de trabalho. 
Apesar de Taylor e Gilbreth terem desenvolvido o seu trabalho pioneiros na mesma época, parece que naqueles primórdios, deu-se mais enfase ao estudo de tempos e ao valor de peças a serem produzidas, ou seja, a produção, e posteriormente na década de 1930 que iniciou-se um movimento geral pelo estudo de movimentos, talvez e provavelmente por causa dos problemas de saúde de trabalhadores e a alta competitividade.   
Foi graças a estes dois estudos que ocasionou posteriormente grandes avanços na gestão empresarial como Sistema Ford de produção. 
Graças ao Estudo de tempos surgiu a croanálise e de movimentos a preocupação com a ergonomia. 




Nenhum comentário:

Quais os maiores problemas que um Líder pode confrontar no dia-a-dia em uma pequena empresa?

Em que área da eng. de Produção você quer se especializar?