segunda-feira, 9 de abril de 2018

Tempo de crise

Durante estes 3 anos de crise econômica que o Brasil tem enfrentado, podemos analisar que, muitas empresas tem encontrado grandes problemas nos processos e financeiros. Isso me faz lembrar de uma gravura durante as aulas de PCP ou Gestão da Qualidade, em que tinha  um lago com pedras no fundo, mas os barcos passavam livremente, sem preocupação, pois não corria o risco do casco do barco ser perfurado pelas pedras, mas o nível da água foi baixando e assim o piloto do barcos tinha a preocupação de desviar das pedras, pois, caso contrario o barco naufraga!
Isso, deve estar ocorrendo nestes tempos de crise! Muitas empresa devem estar enxugando seus custos e principalmente controlando ou eliminando as suas perdas! Caso contrário este barco afunda!

Para isso, acredito que as empresas devem seguir alguns procedimentos nas suas gestões:
1º Mensurar a sua produtividade, tempos, perdas nos processos, desperdícios nos processos, e outros. 

2º Realizar planos de ação para eliminar os desperdícios no processo (nas aulas de gestão os professores sempre fala que Desperdício pode ser evitado e perda não!)

3º Otimizar o processo para melhorar a produtividade (exemplo: reduzir o deslocamento, paradas desnecessárias, falta de matéria prima, treinar operador e outros)

4º Padronizar os processos, como falei no ponto anterior sobre treinar o operador, deve padronizar o processo ou atividade, isso é de extrema importância, pois isso elimina movimentos desnecessários e mantem a qualidade do produto ou serviço que está sendo prestado. 

5º Fazer o acompanhamento dos indicadores que foram mensurado no primeiro tópico, pois isso podo facilitar no feedback mais rápido. 

6º Confiabilidade dos valores obtidos.

Desta forma, as empresas saberão o que deve ser melhorado, o que deve atacar primeiro e assim, reduzindo custos, aumenta a qualidade do produto ou serviço prestado.

Nenhum comentário:

Quais os maiores problemas que um Líder pode confrontar no dia-a-dia em uma pequena empresa?

Em que área da eng. de Produção você quer se especializar?